O pensamento está na cabeça.
As paixões, alegrias, ansiedades, como que isso acontece?
Simples. Didaticamente vale a pena pensar que possuímos três cérebros!
1. Cérebro Reptiliano
Surgimento desde o início da espécie humana sendo ligado ao Instinto de Sobrevivência (Cérebro Reptiliano).
Tal parte do cérebro é responsável pelas emoções primárias como Medo, Raiva, Prazer e Nojo.
2. Sistema Límbico
Ligado à emoção.
Responsável de realizar uma rede de associação de memórias sendo que, por meio das submodalidades, ocorre a classificação da intensidade de tais memórias.
3. Neocortex
Desdobramento do Lógico/Racional.
Responsável pela arte, abstração, planejamento, estratégia, linguagem simbólica, vontade própria e tarefas complexas, cada funcionalidade ligada aos hemisférios (esquerdo e direito).
Perceba:
A mente é um produto do cérebro!
Através dos sentidos que concebemos o mundo físico.
Por exemplo o teclado, o monitor, talvez o som que esteja escutando - isso faz parte do processo de reconhecimento cerebral, por meio das submodalidades (sentidos humanos: VACOG), do ambiente qual faz sentido presente em sua mente.
História:
A partir do ano de 1990 as descobertas sobre o cérebro cresceram muito. Através de um Decreto assinado pelo Presidente americano George Bush, em 1989, fora declarado os anos 90 como a década do cérebro.
A investigação do sistema nervoso central passou a ser o principal foco de investimento de saúde naquele país - isto refletiu sobre todos os laboratórios do planeta!
Desde então, grandes descobertas foram sendo realizadas.
Tais descobertas são apontadas com mais detalhes no vídeo que segue, da UNIVESPTV.
As Descobertas:
Uma das descobertas apontadas foi acerca do fato de o cérebro de uma criança estar sempre em desenvolvimento, partindo de um processo de criação de conexões neuronais de acordo com as memórias que se estabelecem, mudando o conceito antigo de que a criança tinha o mesmo cérebro de um adulto.
Outra descoberta fora no sentido da mudança do conceito acerca do nascimento e da morte do neurônio. Conforme apontam pesquisadores, sabe-se hoje que existem partes do cérebro que os produzem, ou seja, ainda quando idosos podemos ter novos neurônios, para que se coloquem novos circuitos, de maneira a possibilitar a aprendizagem de novas coisas. - Não é demais!?
Confira o vídeo abaixo para entender sobre a neurociência atual!
Hipnose Conversacional
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Postagens Relacionadas